Joel A. Alves

É licenciado em Direito, pela Escola de Direito da Universidade do Minho, e Mestre em Direito, na área de especialização de Ciências Jurídico-Administrativas, pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto. Conta igualmente com Pós-Graduações em Direito à Proteção de Dados Pessoais, pela Faculdade de Direito - Escola do Porto da Universidade Católica Portuguesa, e em Direito da Comunicação Social, pelo Instituto Jurídico da Comunicação da Universidade de Coimbra.

Entre abril de 2018 e outubro de 2021, desempenhou funções profissionais, enquanto Técnico Superior, na Reitoria da Universidade do Porto, tendo prestado consultoria jurídica com especial incidência nas áreas da proteção de dados pessoais, cibersegurança e acesso à informação administrativa.

Desde novembro de 2021, encontra-se exclusivamente dedicado à vida académica, integrando o Centro de Investigação em Justiça e Governação da Universidade do Minho, na qualidade de investigador-bolseiro, no âmbito do projeto «Smart Cities and Law, E.Governance and Rights: Contributing to the definition and implementation of a Global Strategy for Smart Cities », IP Isabel Fonseca, ref. NORTE-01-0145-FEDER-000063.

Paralelamente, exerce funções como Assistente Convidado na Escola de Direito da Universidade do Minho, colaborando na lecionação das aulas práticas de Direito Processual Administrativo, enquadradas no 3.º ano da Licenciatura em Direito (Pós-Laboral) daquela instituição de ensino superior.

É, ainda, Doutorando em Ciências Jurídicas, na área de especialidade de Ciências Jurídicas Públicas, na Escola de Direito da Universidade do Minho, onde se encontra a desenvolver a tese «Do tratamento de dados pessoais pelas Administrações Públicas - em especial, para o exercício de funções de interesse público ou para o exercício da autoridade pública de que se encontre investido o responsável pelo tratamento», sob orientação científica da Prof. Doutora Isabel Celeste M. Fonseca.

Participa regularmente como orador em conferências, seminários e outras reuniões de carácter científico.

Conta igualmente com diversas publicações na área do direito à proteção de dados pessoais, de entre as quais avulta a monografia «O Novo Modelo de Proteção de Dados Pessoais Europeu: da heterorregulação à autorregulação publicamente regulada», publicada, em maio de 2020, pela Almedina.

É cofundador da ADA - Associação de Direito Administrativo.